segunda-feira, 18 de junho de 2012

Como usar? Botas


São inúmeros os modelos de botas hoje em dia - e as dúvidas de como usá-las também! Nesse ano elas trazem cortes mais geométricos, modelos com um toque mais masculino, bicos finos e arredondados, saltos altos e baixos, fechadas, vazadas, com influência militar, cadarços, fivelas, além das infinitas estampas, texturas e cores. Possibilitam diversas combinações e vão bem em todas as estações.

Vou começar pelas botas de cano curto, já que elas são sensação nesse outono/inverno. Esses modelos são ideais para compor looks estilosos e mais despretensiosos, afinal são versáteis e despojadas.


1 - Coturnos
Para um visual mais descolado, use-o com roupas estilo rock, punk e grunge ou então, para quebrar o romantismo de vestidos florais e fluidos.

Para dar um up no resto da resto da roupa, combine-o com meias calças do mesmo tom do calçado ou calças justinhas na canela.

2 - Cropped Boots
Essas botas tendem a achatar a silhueta. Para equilibrar o visual, use-a com calças skinny, do mesmo tom do calçado ou com saias acima do joelho.

3 - Cano muito baixo com salto baixo
Para usar essas botas, prefira as calças que cubram o peito de pé. Se quiser usar com bermudas ou saias, não esqueça das meias calças e do detalhe principal: sempre contrastando a cor da bota com a cor da meia.

4 - Saltos médios
Esse é o salto ideal para usar com saias longas. Além disso, o bico arredondado ajuda a deixar mais elegante os looks do dia-a-dia.

Partindo agora para as Ankle Boots, as botas na altura do tornozelo (ankle, em inglês), veremos que seu uso requer um cuidado todo especial pois, mais do que as outras, estas achatam a silhueta e podem ser inimigas das pernas. Mas, independente disso, todas as mulheres podem usar e abusar desse modelo, ultra imponente e cheio de estilo.


Baixinhas e Plus Size
O efeito que as Ankle Boots produzem faz com que as pernas pareçam mais curtas e largas. Por isso, se quiser usar com saias, vestidos ou bermudas, o comprimento ideal é até o joelho. No máximo!

Combina com os curtos
Saias, vestidos e shorts CURTOS. Sim, curtinhos! Se você tem algum receio de usar roupas muito curtas, uma dica é usar com meias calças opacas, sempre no mesmo tom do calçado. Caso não consiga usar, mesmo com as meias, o comprimento máximo é até o joelho - essa dica vale para todas as alturas e pesos, viu meninas?

Para alongar
Use calças skinny ou leggings. Existe uma sintonia muito grande nessa combinação! E para alongar ainda mais, a dica é usar a calça na mesma cor da bota.

Saltos
Regrinha básica: salto alto para sair, salto baixo para o dia-a-dia.

As Riding Boots, popularmente conhecidas como botas de montaria, são as mais democráticas do inverno. Seu salto é discreto, toda ela é super confortável e, por isso, é a melhor alternativa para quem preza por versatilidade. Ela nasceu para ser usada com calças justas mas, com a evolução da moda, as combinações podem ser inúmeras.


Look clássico
Use com leggings ou calças jeans skinny - nesse caso, prefira calças jeans mais escuras. Outra dica, é compor um look hi-lo combinando calças justas com blusas mais delicadas.

Look estiloso
Super válido no outono/inverno é fazer sobreposições. Use saias, com t-shirts, jaquetas acinturadas, meia calça e bota. Ou vestidos, meias e casacos longos. Experimente, também, combinar wrap dress com as botas de montaria - o efeito desse vestido transpassado é marcar a cintura, por isso, cai bem para todas as mulheres.

Shorts com bota, pode?
Claro! Apesar de parecer incoerente com as temperaturas baixas, é uma alternativa muito fashion. Prefira os hot pants - aqueles shorts mais curtinhos, com cintura alta, rasgadinhos, que lembram os maiôs da Vovó. Para as mais descoladas, use com chapéus, lenços nos pescoço e blusas mais românticas. Fica super boho! E para as baixinhas, a dica para alongar a silhueta é usar botas de bico fino.

Dicas valiosas para você só acertar usando botas


Saltos

Altos - Combinam com roupas mais sofisticadas, como ternos, calças e saias, porém não caem bem com os comprimentos curtos, sejam shorts ou saias acima do joelho. Outro ponto importante: quanto mais sofisticada a roupa, mas fino deve ser o bico da bota.

Médios - Saltos médios combinam bastante com saias, principalmente quando o salto for grosso.

Baixos - Combinam com tudo: calças, shorts, saias e bermudas. Não esqueçam daquela dica valiosa da meia opaca para equilibrar o look.

Canos

Longo - Como eu disse ali em cima, os canos longos são os mais democráticos. Vão bem com calças coladinhas, shorts, bermudas, saias e vestidos. No caso das saias e vestidos, deve-se ter um certo cuidado com a barra, para que ela não entre dentro da bota ao caminhar.

Curto e Ankle Boot (na altura do tornozelo) - A dica principal é para as baixinhas e para aquelas que tem a panturrilha grossa: meias nelas! rs

Estampas

Todo cuidado é pouco com estampas de animais em botas. Nunca misture bolsas, calças ou blusas com o mesmo tipo de estampa - fica muito pesado.

Truques para alongar a silhueta

* Use meias calças opacas, próximas ao tom da bota, para alongar pernas e silhueta. 

* As roupas que achatam são as calças curtas, corsários e saias longuetes- se você for baixinha, nem pensar em combinar uma Ankle Boot com uma dessas peças, heim!?

* Cuidado, também, com muitas cores no mesmo look. Isso também achata a silhueta. Por exemplo, se você for usar saia com bota e uma parte da perna ficar aparecendo, procure utilizar uma meia ou do tom da bota, ou do tom da saia. Tons monocromáticos alongam super!

Cores

Looks monocromáticos (de uma cor só) - Ficam legais com uma bota contrastando. Por exemplo: look inteiro preto, com uma bota caramelo - isso para as altas e magras. Se preferir alongar, componha um look em que a calça e a bota sejam da mesma cor.

Bota branca - Lembra muito as "paquitas da Xuxa", por isso cuidado ao usá-las com shorts curtos. O ideal é usar com calças ou saias que, de preferência, cubram o cano da bota.

Gostaram meninas? Esse assunto é bem complexo e extenso. Fiz muitas pesquisas para chegar nesse compilado de informações e ainda faltaram muitas coisas. São muitos modelos, os erros são mais comuns do que imaginamos e todo cuidado deve ser redobrado. Se, ainda assim, ficaram algumas dúvidas, não exitem em me falar, ok?! 

Até a próxima!